Não os deixem morrer

Depois desta longa paragem decidi voltar... e essa decisão deveu-me em muito a uma música que a minha mãe estava a ouvir, "As Baleias" de Roberto Carlos.

Nesse momento dei por mim a pensar que realmente aquela música tem muito de verdade... a humanidade está a levar centenas de especiés à extinsão e o mais
grave em tudo isso é que essas perdas são "justificadas" pela moda. Para se fazer um casaco de pele, matam-se 24 raposas ou 65 visons ou 8 focas ou 42 raposas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco. Infelizmente ainda há pessoas que gostam de andar vestidas com animais mortos.

Este número assustou-me... mas não é só para se fazer casacos que se matam animais. Os Elefantes Africanos, por exemplo, são mortos devido às suas presas de marfim... os Crocodilos para fazer sapatos, carteiras... as Baleias devido à sua imensa gordura, boa para óleos, e à sua carne... e muitos outros devido à destruição dos seus habitats para beneficio próprio ao Homem. Mas de todos estes o Rinoceronte de Java é o mamífero que mais rapidamente está a ser levado à extinção, existem apenas 60 exemplares.

Em suma... Sabes quantos milhões de espécies diferentes existem espalhados por todo o nosso planeta? E sabes quantos milhares dessas espécies entram em vias de extinção todos os anos, na maioria devido à acção do Homem?

O número é alarmante... Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitat onde não existiam e tantas outras manifestações da nossa civilização fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.

Iremos a tempo de evitar mais desastres?
----------------------------------------
As Baleias - Roberto Carlos

Não é possível que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor nesse momento

Não é possível que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardada
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que você deixou manchadas

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão
O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e a fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Como é possível que você tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro
Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor

4 comentários:

Hebitsukai disse...

Pois...é isto que se chama ser humano!! Nunca ninguém disse uma verdade tão grande como foi dita num filme que supostamente não teria nada a ver: You (humans) are a virus!! (Dito no Matrix)

E aínda há gente que me pede pra respeitar as ideias dos outros...digam-me lá...esta ideia de matar animais pra fazer casaquinhos bonitos...também é para ser respeitada??

É por estas e por outras que quando vejo um animal a matar um humano quase faço uma festa!!

Mas os estilistas têm que vestir as dondocas e ganhar os milhõezinhos deles...paciência!!

Anónimo disse...

concordo. os animais tb sao seres vivos! é uma injustiça matarem animais so p proveito proprio. de certeza k n gostariam s os animais tirassem peles humanas para vestirem... continua assim preokupada c k t rodeia

jinhox

Lady_Lau disse...

Pois é Mit tens toda a razão... os humanos são uns vírus que não podem ser domanos... apenas pensam em si mesmos e esquecem-se que o que os rodeia também é importante.

O mesmo está a acontecer com a Floresta da Amazónia... estão a destrui-la e esquecem-se que nela vivem milhares de especiés de animais e plantas... e que sem ela não existe o oxigénio tão importante para a nossa sobrevivência.

Enfim... há sempre que se preocupe mas uma dúzia de pessoas não pode salvar o mundo.

Inês... nós não pensamos assim... pensamos que só nós temos sentimentos o que não é verdade... os outros animais também sofrem com o que lhes fazemos.

Jitos aos 2 e obrigada pelos comentários

Hebitsukai disse...

A floresta amazónica aínda é pior!! Porque nesse caso quem tem a culpa são os brasileiros e os paraguaios e sei lá por onde passa mais aquilo.....que deixam que o abate de arvores aconteça!! Se metessem o abate de árvores ilegal...e metessem na cadeia os responsáveis pelas belíssimas clareiras nuas (coisa nada difícil de detectar e apanhar, ao contrário dos caçadores furtivos)...a Amazónia estava salva!! Mas prants...aqueles países são assim...um poço de perfeição e alegria...respeitavelmente criminosa e respeitavelmente assassina!!