Será que o Gótico agora é moda?

Agora parece estar na moda as pessoas se vestirem de preto e dizerem-se góticas mas será que elas realmente sabem o que isso é? Ou apenas se vestem dessa forma porque acham "fixe"? Pois bem, eu vou tentar exclarecer um pouco o que é o gótico.

O que é o gótico?

Para solucionar esta quetão é necessário retroceder algusn séculos, mais precisamente para a era Medieval. Nesse tempo, a idade das trevas, existia um povo conhecido por Visigóticos, eles habitavam na região da Alemanha e tinham um grande faxcínio pela morte e viviam muito próximos desta.

Mas mesmo saber isto e usar vestes negras não quer realmente dizer que se seja gótico. É também necessário ter conhecimento de muitas outras coisas.

O termo "Gótico" tem servido, a partir dos finais da década de 70, para denominar pessoas trajadas de preto. Mas não basta vestir uma roupa preta e se dizer gótico, é necessário entender o que significa gótico, e neste sentido não é possível entender o gótico sem conhecimentos sobre História, Literatura, Cinema, Música, e Sociologia.

O movimento gótico é caracterizado como um movimento de inclusão social e não de exclusão, conhece pessoas góticas e faz uma comparação, não fiques surpreendido se fores muito bem recebido, afinal estarás em contacto com pessoas inteligentes e de mente aberta.

Góticos, não veneram o diabo nem cultivam o mal. Não moram nos túmulos dos cemitérios, apenas se sentem fascinados com a beleza arquitectónica desses lugares. No dia-à-dia são como as outras pessoas... trabalham, estudam e lutam para melhorar as suas condições de vida e por uma sociedade mais justa.

As pessoas enfeitiçadas pela nova cultura gótica encontram no vampiro a imagem isolada mais apropriada para a contra-cultura. Homens e mulheres vestem-se de preto, perpetuando assim a imagem vampírica. Vampiros, sangue, presas e morcegos encheram as páginas das revistas góticas, podendo haver ou não uma co-existência com o vampirismo.

E agora continuas a pensar que és gótico? Não se é gótico porque é "fixe" nem porque é moda... é-se gótico pelas razões atrás referidas. Reflecte... e depois diz a ti próprio se é mesmo isso que queres.

8 comentários:

Hebitsukai disse...

Bom...concordo...!!

Não sou gótico...mas visto-me de preto...porque gosto...gosto de pensar que sou um vampirinho...não por ser novo-gótico...mas por achar que gosto de sugar as coisas belas da vida...as coisas puras acima de tudo...e não as futilidades...mesmo a custo de ser anti-social ou ser conotado como tal!!

Jitus.

Lady_Lau disse...

Bem mas tu ainda tens algumas afinidades com o lado gótico mas nem todos são assim... no outro dia tive a falar com uma rapariga que passou a ser "gótica" e ela apenas me disse que se vestia assim porque achava fixe e porque a irmã era gótica.

Enfim... querem ser aquilo que não são.

Jitos bigada pelo comment

Hebitsukai disse...

Pois...

Mas se formos a falar do "pitismo" português...acho que não se esperava outra coisa! Eu já nem falo das pitas...isso é um mundo à parte...cultivam não o gótico...não os morangos...nada disso...cultivam a cultura do "Maria vai co'as outras"!!

Tava a referir o caso das pessoas que até curtem o lado gótico mas são mal influenciadas pela imagem que a cultura gótica ofereceu...por exemplo...bandas góticas que não têm muito a ver com o gótico...mas chama-se assim porque vende (eu apesar de gostar dessas bandas...confesso que a imagem que dão é enganadora...da solidão por exemplo)!!

Jitus

Unknown disse...

eu não sou gótico,mais adimiro muito a maneira de pensar e de agir uma pessoa gótica.
visto-me de preto adoro a escuridão e a solidão,e odeio o mundoe suas injustiças.

Unknown disse...

eu acho que as pessoas mesmo goticas sao a quelas que conhecem a vida espiritual pq tem haver com trevas, escuridao, solidao......

Cristianna disse...

Bem escrito! Gostei do que escreveste! Parabens!

Anónimo disse...

Deixa-me ver se eu percebi...O qe diseste (axo eu) no último parágrafo quer dizer que HÁ UMA DIFERENÇA entre góticos e satânicos. Na verdade concordo contigo, só nunca entendi bem se os góticos também adoram Satanás ou se podem ser cristãos. E já agora, Mesmo não sendo góticos à nascença, por volta dos 13 anos podemos virar góticos? Eu não percebi também se os góticos são pessoas muito deprimidas, sem amigos, que só querem morrer, que tudo acabe...É essa a ideia? Acho que isso tem mais a ver com góticos deprimidos. É que eu só comecei a tentar ser gótica pela seguinte razão: não consigo dar com o mundo lá fora. Acho tudo o que as pessoas fazem uma estupidez, acho que todos os meus colegas são parvos e só fazem parvoíces...Também estou a tentar ser uma porque me sinto muito sozinha...Desde o fim do último verão que não tenho praticamente amigos e a única pessoa que anda comigo nunca me compreende nem fala comigo sobre o que eu preciso de falar...Sinto-me incompreendida. Percebo que ser-se gótico não é só vestirmos de preto e dizermos que queremos morrer, porque afinal cada pessoa tem o seu ideal de gótico. Mas afinal, no meio disto tudo, se tu és gotica, podias explicar melhor como nos convertermos num? Para mim é difícil...Espero que ser gótico não seja ser antipático para toda a gente mas pelo que a minha colega me contou ela já se cortou com tesouras e escrevinhou coisas com o bico do compasso no braço todo. Para ser gótica tenho de me amputar? Por favor diz-me que não eu já parti uma perna e acredita ficar sem uma parte do corpo temporariamente não é nada fácil...Por isso gostava que me escalerecesses as minhas dúvidas sobre o goticismo. Obrigada e o blog tá mt giro. E a próposito, os góticos mandam beijos a alguém? Como ainda não sou uma devo poder mandar. Bjo.

Hebitsukai disse...

À anónima:

Há quem considere o gótico aliado ao satanismo...há quem considere o gótico aliado ao cristianismo! Se fores procurar às origens do gótico, vês que encontras origens linguísticas germânicas, origens arquitecturais, enfim...o gótico é uma linhagem de um espírito muito próprio de ver o mundo! Eu não sou de todo especialista na matéria, mas mete-me realmente muito nojo o que hoje em dia se tenta cultivar o gótico como sendo depressivo, solitário, mutilador. Porquê? Estaremos mais sozinhos se nos cortarmos todos com uma lâmina de barbear, ou tesouras ou bicos do compasso? Concerteza...porque ninguém está para ver uma pessoa de quem gosta auto-mutilar-se sem razão nenhuma! Mesmo que essa pessoa arrume razões como ser incompreendida e ser anti-social para ser diferente! Onde está a diferença nessas coisas? tanta gente que se mutila e nem sequer góticos são...isso são manias apenas! Manias idiotas que a sociedade acaba por lhes impor!

Vi aqui há tempos um episódio sobre um programa de umas "intervenções familiares" americanas para pessoas que têm problemas com drogas e essas coisas, suponho que já tenhas ouvido falar, e uma dessas pessoas era uma miúda muito linda...muito fofinha até...que se notava viver numa constante depressão...numa constante vergonha por ter a mania de se cortar...de beber até cair pró lado a esquecer a solidão em que vivia! E na intervenção...via-se perfeitamente que a culpa daquilo tudo era dos pais dela, principalmente do pai, que ele era um antigo alcoólico e virou um devoto de Deus a um nível completamente fanático...e dizia à filha que Deus não gostava do que ela estava a fazer...Deus isto...Deus aquilo, quando o que ela precisava era que lhe dissessem "fuck God...eu amo-te...não quero perder-te para a loucura e a solidão...e vou ficar contigo para sempre"!

Isto para dizer o quê?...não precisas de mutilar-te para seres gótica! Sentes-te incompreendida, sem amigos...haverá concerteza alguém que mesmo que não te compreenda, queira fazer parte de ti...e acha importante que tu faças parte dela!
Se para ti tornares-te gótica é importante para te encontrares a ti própria...ninguém te poderá dizer para seguires este ou aquele caminho! Tu podes é pesquisar tudo sobre o gótico que encontrares...e tu própria determinas se te identificas com o movimento gótico (não este que vês hoje em dia das pitinhas góticas que tentam fazer a diferença por alguma razão que nem elas próprias sabem qual é)! Investiga, procura, analisa obras góticas e compara-as com outras, analisa autores, escultores desse movimento, procura tudo o que achares relevante para a tua pesquisa! Mas acima de tudo...não sejas uma "Maria vai-com-as-outras"! Não copies atitudes, determina as tuas próprias...faz o teu próprio caminho! Isso para mim é que é a base de qualquer movimento com base na inteligência...ou seja...sermos nós próprios a fazermos o nosso caminho...é isso que vai determinar a tua diferença em relação aos demais! E não a cópia de atitudes impensadas!

Desculpa lá a extensão do comentário...mas achei que podia ajudar-te de alguma forma a ver que o gótico não é um monte de magricelas a chorar pelos cantos a suspirarem sobre a vida que é uma merda e a cortarem-se só para sentirem alguma coisa nem que seja dor! Bah...isso é tudo uma cambada de otários que no fundo querem que olhem pra eles! E se te apetecer falar comigo mesmo sobre coisas que aches que eu nunca vou compreender...estás à vontade para me contactar...pelo menos, mesmo que não te compreenda, posso ouvir-te sem te criticar! Talvez seja isso que precises!

Beijos...(ah sim...toda a gente e também os góticos podem e devem dar beijos...muitos...só quem já anda há anos sem receber um beijo sabe o que é sentir a falta de um)