Escultura de Igreja!!!


A escultura (O Êxtase de Santa Teresa) da imagem acima foi feita por Gianlorenzo Bernini e pode ser vista na Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma. Começando por observar o Anjo, com direito à flecha e um sorriso sedutor, o que transmite é a sensualidade. Não é uma contemplação, é um orgasmo. Pela expressão de prazer de Santa Teresa essa mesma análise pode ser também feita. A única presença divina pode ser vista pelos raios dourados que caem sobre as duas figuras. Espantoso e belo. Uma obra que merece ser contemplada.

"(...) Um critico inglês condenara certa vez O Êxtase de Santa Teresa como sendo «o ornamento mais inadquado para ser colocado numa igreja cristã». (...) Ainda que brilhantemente executada, a estátua mostrava Santa Teresa deitada de costas, no meio de um daqueles orgasmos únicos na vida. (...) Santa Teresa era uma monja tornada santa depois de ter afirmado que um anjo a visitara durante o seu sono. Mais tarde, os críticos decidiram que o encontro fora provavelmente mais sexual do que espiritual. (...) As palavras da própria Santa Teresa eram explícitas: «... a sua grande lança dourada... cheia de fogo... mergulhou em mim várias vezes... penetrou-me até às entranhas... uma doçura tão extrema que não era possível desejar que acabasse.»" (excerto de Anjos e Demónios de Dan Brown)

4 comentários:

Hebitsukai disse...

Hehehe...poisé pá...a igreja é o pináculo da pureza...são todos mto puros...até ao dia em que se vêm! Aí a culpa é sempre do diabo...do demónio que se apoderou do corpo delas...é o demónio o caraças...é o maravilhoso clítoris vermelho e tremelicante da excitação!

KNOPPIX disse...

A Igreja é a maior hipócrita... E até as santas gostam do prazer carnal, está visto, os votos de castidade impostos a quem se quer consagrar à Igreja Católica é a maior aberração e acabará por ser o fim da mesma, cada vez existem menos vocações, devido ao autismo de quem preside aos destinos da Igreja Católica...
Beijinhos e bom fim de semana, mione :)

Rafeiro Perfumado disse...

Tive oportunidade de ver esta escultura ao vivo... é fantástica, e quem me dera ter sido o tal "anjo"! ;)

Lady_Lau disse...

Obrigada por passares por aqui rafeiro :)
Sempre que quiseres és bem vindo ;)

Beijinhos